sexta-feira, 1 de abril de 2011

FREUD


A psicanálise surgiu com Sigmund Freud, um médico vienense interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas de histeria. Freud alterou radicalmente o modo de pensar da vida psiquica ao estudar os processos misteriosos do inconsciente. Grande parte das descobertas de Freud foi baseada em suas experiências pessoais, por isso a relação entre Freud e a Psicanálise é tão intrínseca. O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional. Como método sua base é a interpretação da transferência e da resistência através da livre associação a análise busca o autoconhecimentos ou a cura que ocorre através do auconhecimento.

O criador da psicanálise nasceu com o nome de Sigismund Schlomo Freud, em 1856, na região da Morávia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje na República Checa. Aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena.  Em 1878 ele muda seu nome para Sigmundo Freud e ao se formar, em 1882, entrou no Hospital Geral de Viena.

Freud trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean-Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose. Em parceria com o médico Joseph Breuer, seu principal colaborador, ele publicou em 1895 o "Estudo sobre Histeria", o livro descreve a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria. A cura se daria quando paciente conseguisse se expressar. Esse processo foi denominado por Breuer como método catártico.

Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu o que é hoje a base da técnica psicanalítica: a livre associação. O paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses.

Em 1900, Freud distinguiu três níveis de consciência, em sua inicial divisão topográfica da mente:

Consciente: refere-se à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento.
Pré-consciente: relaciona-se aos conteúdos que podem com facilidade chegar à consciência.
Inconsciente: exprime o conjunto de material não disponível à consciência.

A maior genialidade de Freud foi a descoberta da sexualidade infantil. Ele delineou uma teoria do desenvolvimento psicosexualcom cinco fases distintas:

Estágio oral: onde sua principal região do prazer é a boca.
Estágio anal:  região do prazer se desloca para o ânus.
Estágio fálico: quando região do prazer se dá nos orgãos sexuais.
Período de Latência: onde há uma diminuição das atividades sexuais
Fase genital: se dá na puberdade.

Entre 3 e 5 anos, ocorre o Freud definiu como complexo de Édipo. No complexo de Édipo a mãe é o objeto de desejo do menino e o pai, da menina, mas ele pode ocorrer também em relação a outros membros da família.  (Mas o complexo de édipo, não é tão simples assim, o complexo de édipo é mais complexo que parece...)


 **********************


Pra quem ainda não teve o prazer de conhecer, apresento-lhes o Dr. Sigmund Freud (1856-1939), o pai da psicanálise.
 




(Única gravação em áudio da voz de Freud em entrevista à BBC de Londres em 07 de dezembro de 1938, um ano antes de sua morte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário