quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Retalhos de Psicanálise


Um leigo pergunta: "O que faz efetivamente o analista ao tratar um caso de psiconeurose?" Freud (1926) responde: "Nada acontece entre eles, salvo que conversam entre si. O analista não faz uso de qualquer instrumento — nem mesmo para examinar o paciente — nem receita quaisquer remédios." (FREUD, 1926a, p. 83)
 -------------------
Na atualidade a psicanálise tem sido influenciada pelas recentes pesquisas na área de neurobiologia. “O conhecimento rapidamente acumulado sobre o funcionamento cerebral, sonho, memória e consciência parece corroborar muitos dos princípios centrais da psicanálise sob uma perspectiva neuropsicológica. (...) Esses dados até então inacessíveis colocaram a psicanálise no limiar de uma nova era de desenvolvimento” (Paul Willlians-O que é a Psicanálise pág 206)
  -------------------

"Existe uma história que brinca: 'Se no fundo da alma a tiver vocação para ser ladrão, a função do psicanalista é transformá-lo em um grande ladrão' É uma brincadeira que ressalta a liberdade do indivíduo de ser ele mesmo, que é o que tanto busca a psicanálise"
(Plínio Montagna- Psiquiatra e Psicanalista- Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise)

-----------------------

“Vivemos continuamente na dimensão do projeto, correndo atrás de objetos colocados num futuro mais ou menos distante, e pensamos, ilusão suprema, que nossa felicidade depende da realização concreta de fins medíocres, ou grandiosos, pouco importa, que estabelecemos para nós mesmos",

do pensador francês Luc Ferry no livro Aprendendo a Viver (Editora Objetiva). Citado por Liane Alves no Blog Amigos do Freud

Nenhum comentário:

Postar um comentário