quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resumo do texto “Cinco Lições de Psicanálise” de Sigmund Freud


Por Raquel Rocha

1- A primeira lição se refere a Histeria caracterizada pelo surgimento de sintomas sem que estes tenham nenhuma causa orgânica. Para elaborar a teoria sobre a Histeria Freud utilizou o estudo de caso da paciente Anna O. Para Freud:“Onde existe um sintoma, existe também urna amnésia, uma lacuna da memória, cujo preenchimento suprime as condições que conduzem à produção do sintoma.

2- Freud percebe que acontecimentos tidos como esquecidos na verdade não foram apagados, estavam “guardados” no inconsciente. E era esse material reprimido que dava origem aos sintomas. “E em lugar do breve conflito começa então um sofrimento interminável.” (Freud)

3- É a resistência que impede a passagem dos conteúdos inconscientes à consciência. Os sonhos são conteúdos inconscientes portanto uma forma de conhecimento dos mesmos. “A interpretação dos sonhos é na realidades a estrada real para o conhecimento do inconsciente” Freud

4-Nesta quarta lição Freud discorre sobre as perturbações causadas pelos impulsos sexuais. Faz apontamentos sobre a sexualidade infantil e o Complexo de Édipo quando a criança ver nos pais o primeiro objeto de desejo.

5- Para Freud o adoecimento do indivíduo ocorre quando ele não encontra uma forma de satisfação das necessidades sexuais. A doença é uma forma de fuga e satisfação substitutiva ao mesmo tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário