domingo, 2 de março de 2014

Injustiça do Oscar: Emmanuele Riva


Raquel Rocha
Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental

Não vou comentar as indicações para o prêmio de melhor atriz esse ano porque ainda estou engasgada com a premiação de Jannifer Lowrence pelo "O Lado Bom da Vida" (Oscar 2013). Sua atuação foi boa, ela é uma graça e coisa e tal, mas nada comparado a arrebatadora Emmanuelle Riva em "Amour", interpretando uma professora de piano que, após um derrame, começa a definhar morrer um pouco a cada dia.

Emmanuele Riva, protagonista de Hiroshima Mon Amour (1959) um dos precursores da Nouvelle Vague, foi a mais velha atriz a ser indicada ao Oscar. Por isso a  injustiça do Oscar 2013 provavelmente nunca será reparada já que a Emmanuelle completou 86 anos e dificilmente concorrerá novamente.  

“Vou gostar se ainda me chamarem para atuar mais uma vez. Mas se não chamarem, não vou me aborrecer. Continuo viva e gosto dessa sensação. Acho que vou gostar da vida até a morte” disse a atriz francesa.



Independente dessa decisão equivocada da academia a estrela Riva de tem um lugar reservado no coração e na memória de quem assistiu essas duas obras de artes. Porque ela foi gloriosa nesses dois momentos e seu brilho é maior que qualquer estatueta de Oscar.



Para ler a crítica de Amour, clique aqui:  AMOUR




Um comentário:

  1. Concordo mesmo Quel, um erro irreparável, não tinha pra ninguém naquele ano, ela tinha o melhor papel, o mais complexo, o mais tocante e o mais bem desenvolvido. Emmanuelle merece lugar de destaque no coração de todos nós.

    ResponderExcluir