sábado, 27 de dezembro de 2014

Au revoir les enfants- Adeus Meninos

O filme é ambientado em 1943, durante a segunda guerra, quando a França está sendo ocupada por soldados nazistas. Julien Quentin  é um garoto de 12 anos, de família rica que estuda em um colégio interno para meninos.

Apesar de sua resistência em ir para a escola e ficar longe de sua mãe ele é uma espécie de líder dos outros garotos. Sua rotina entediante muda quando o padre diretor aceita na escola 4 novos alunos. Um deles é Jean Bonnett um garoto inteligente e introvertido, que acaba sendo excluído pelos outros estudantes.

Aos poucos Julien começa a encontrar indícios de que Jean Bonnett é um judeu ao mesmo tempo em que eles se tornam grandes amigos.

Au revoir les enfants é uma produção francesa de 1987. O roteiro foi baseado na vida do próprio diretor Louis Malle. O filme ganhou o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza em 1987. Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor filme estrangeiro e Melhor roteiro original.

Durante toda narrativa o filme mostra a rotina dessa escola, os frequentes bombardeios, a constante vigilância nazista, a escassez de alimentos, o terrível inferno europeu, as descobertas dos garotos, os medos, a proteção dos padres.

Adeus Meninos é um filme conciso, contido, com fotografia em tons neutros, sem melodramas, sem sentimentalismos ou grandes reviravoltas. As vezes nem parece um filme, e talvez esse seja o grande mérito dessa obra, que é ser o que ele realmente é: uma lembrança. Uma lembrança e um aprendizado, sobre caráter, lealdade e amizade.


Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna





Um comentário:

  1. Creio que este filme já fez parte dos meus filmes preferidos, mas estou aqui procurando para assistir graças aos seus preciosos e precisos comentários.
    Muito obrigado pela dica.
    Paulo Gaefke

    ResponderExcluir