quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Livro: FEIOS (2005)


Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna



Uglies de Scott Westerfeld, lançando em 2005. Em um futuro distante, a sociedade se divide entre Feios e Perfeitos. E o “Normal” é Feio.

Cada feio quando completa 16 anos ganha uma cirurgia para se tornar “perfeitos”. Isto é, esticar os ossos, modificar a visão tornando-a perfeita. Os perfeitos têm olhos grandes e bocas carnudas, pele macia como de um bebê e visão perfeita.

Tally Youngblood, que tem 15 anos, está ansiosa para sua cirurgia. Peris, seu melhor amigo, realizou o procedimento e se mudou de Vila Feia para Nova Perfeição. Numa tentativa de visita clandestina à Nova Pereição, onde moram os perfeitos, Tally é descoberta e ao fugir, encontra uma outra feia chamada Shai, que também estava bisbilhotando por lá. Elas se tornam amigas e descobrem que ambas se tornarão “Perfeitas” no mesmo dia.

Só que Shai não está tão animada para se tornar perfeita e resolve fugir para a Fumaça.
A Fumaça é um lugar onde um grupo de pessoas que decidem viver como feios, realizando trabalhos manuais. Tally se nega a ir, mas Shai deixa pistas de como encontrá-la. No tão esperado dia da cirurgia de Tally, colocam uma condição para Tally: ela só poderia fazer a cirurgia e se tornar perfeita se encontrasse a Fumaça e revela para eles.

O livro mostra a beleza como prioridade absoluta. A história se passa em um futuro distante, mas a gente se pergunta: Será que já não estamos vivendo um pouco assim? Essa obsessão da sociedade pela beleza, pelas cirurgias, pelo botox, pelos preenchimentos.

E aí vão ficando todos cada vez mais iguais, lábios carnudos, seios volumosos, sobrancelhas arqueadas, nariz fino, sorrisos congelados, testas que se mexem de jeito nenhum. As pessoas não aceitam mais os defeitos, os fios de cabelos brancos, as pequenas ruguinhas, a gordurinha. Todo mundo quer ser perfeito, custe o que custar, deixam de estudar, viajar, comprar livros, deixam de fazer qualquer coisa para pagar as caríssimas melhorias, arriscam a vida, arriscam a própria personalidade.

Uma coisa é cuidar de si mesmo com carinho, outra coisa é essa obsessão pela perfeição que estamos vivendo.
Não, esse futuro não é distante.
Fica a dica de livro e a reflexão: Ser perfeito deve ser muito chato!



Trechos, Frases, Citações

"A natureza, afinal, não precisava de uma operação para ficar linda. Ela simplesmente era. "




Nenhum comentário:

Postar um comentário