sexta-feira, 11 de setembro de 2015

La Delicatesse- A Delicadeza do Amor (2011)





Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna


La Delicatesse. Em português A Delicadeza do Amor. Filme francês de 2011, Baseado no livro de David Foenkinos, que também roteirizou e dirigiu o longa, ao lado de seu irmão, Stéphane Foenkinos,

Nathalie (Audrey Tautou) encontra o amor da sua vida ainda jovem. Nathalie se casa com François, consegue um emprego.  Ela e François vivem num pequeno apartamento e são felizes.  Um dia François sai para se exercitar enquanto Nathalie fica lendo no sofá. François é atropelado, sofre um traumatismo craniano e morre.

Desse momento em diante é como se toda alegria tivesse esvaído da vida da jovem. Nathalie se isola por um tempo e nos anos seguintes mergulha no trabalho. Seu patrão é apaixonado por ela mas esta se esquiva sempre. Do patrão e de qualquer outro homem. Ela não tem vida social.

Com tanta dedicação ao trabalho, ela passa a ocupar um cargo de chefia. Um dia um dos membros da sua equipe entra na sua sala e ela o beija. Assim, do nada. Markus é sueco, é mais velho, meio careca e desajeitado.  Markus não entende nada do gesto de Nathalie, nem a própria Nathalie entende o que fez. Diz que estava num momento de devaneio quando ele entrou.  Mas depois desse beijo inesperado Markus não consegue pensar em mais nada que não seja sua chefe.

Será que ele teria chances com a bela e inatingível viúva? Essa improvável relação começa a ser construída no dia a dia, com pequenos gestos, telefonemas breves, visitas as salas um do outro. Ele a acha superior a ele, então tenta evitá-la para não sofrer. Nathalie sente falta daquele homem sensível, doce e engraçado.

O filme foge dos estereótipos que costumamos ver. Nosso mocinho não é um homem forte e bonito que aparece para resgatar Nathalie da tristeza. Não, ele é feioso, inseguro, tímido. Nathalie é só uma mulher triste que trabalha muito. Markus nunca avança o sinal, nunca impõe nada, ele só aceita o que aquela mulher machucada tem para lhe dar. Numa das cenas eles vão para o apartamento de Nathalie e simplesmente conversam, conversam, até adormecerem, um em casa só.

La Delicatesse é um drama contido, despretensioso, as vezes nem parece filme. É a história de um amor construído lentamente com sinceridade, companheirismo, paciência, carinho e acima de tudo com muita delicadeza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário